• R. Vinte e Seis, 99, Santa Mônica Popular, Vila Velha/ES. 29105-460
  • (27) 3077-1099, (27) 99863-3919
  • Seg-Sex: 08:00 - 17:00
R. Vinte e Seis, 99, Santa Mônica Popular, Vila Velha/ES. 29105-460

Uma das tarefas principais para quem trabalha no ramo alimentício é ter que dar conta da higienização da cozinha industrial. Para você que desconhece o termo, cozinhas industriais são cozinhas próprias para o trabalho alimentício, repleta de máquinas para realizarem o serviço por completo, muitas delas, precisam de cuidados especiais de higiene e agora vamos apresentar alguns dos riscos que podem ocorrer, caso seu estabelecimento não cumpra com a higiene na cozinha.

Risco 1: da falta de limpeza e higienização - Perda do alvará

O principal risco da falta de limpeza e higienização da cozinha industrial é perder o alvará de funcionamento. Parece clichê mas é tão normal que nem imaginamos. Se os órgãos responsáveis encontrar uma cozinha industrial sem higiene e com resquícios de sujeira, irão paralisar no mesmo instante o funcionamento do estabelecimento. São regras específicas pra isso que todos deveriam ter em mente. É imprescindível que o comércio alimentício possuam higiene adequada em suas cozinhas e você não quer perder de trabalhar por causa da falta de limpeza, não é mesmo?

Conhecemos vários casos em que as portas de diversos restaurantes, lanchonetes, churrascarias, foram fechadas devido a falta da higienização da cozinha industrial. Isso compromete demais o funcionamento do comércio e prejudica todas as pessoas que ali trabalham.

Risco 2: da falta de limpeza e higienização - Perda de clientes

Imagine se seu cliente descobre que a comida que ele consome não é preparada em um ambiente propício e inteiramente limpo? Ele continuaria sendo seu cliente? Acredito que seja muito difícil… As pessoas geralmente confiam no estabelecimento em que estão fazendo uma refeição, justamente pela limpeza que ela aparenta. A comida pode ser a melhor possível, mas, se essas pessoas descobrirem que não possuem higiene o suficiente, elas podem nunca mais voltar ao seu estabelecimento. Grande parte sujeira nos estabelecimentos se dá justamente na falta de higienização da cozinha industrial, que é o local em que as refeições são preparadas.

Agora vamos entender e aplicar alguns passos necessários de higienização da cozinha industrial para que você não perca o seu alvará, nem mesmo os seus clientes. Isso deve ser aplicado como rotina, é uma tarefa tão importante quanto a preparação das refeições. Qualquer sujeira detectada na cozinha industrial, deve ser tratada com o maior cuidado possível, qualquer segmento pode tornar em uma bactéria ou fungo.

Risco 3: Higienização da cozinha industrial - Lavar

Não diria que essa seria uma tarefa diária, mas quanto mais você se preocupar em lavar a cozinha industrial, melhor. Pelo menos uma a duas vezes na semana, realizar uma lavagem completa da cozinha. Desde o chão, até as paredes e eletrodomésticos e máquinas que serão utilizadas.

Gaste um bom tempo com a higienização da cozinha industrial, chegue antes da abertura se necessário para poder realizar toda limpeza, ou, fique um pouco mais depois do fechamento do estabelecimento para poder realizar a higienização da cozinha industrial. Lave todas as louças, lave o chão, as paredes de cima a baixo, móveis, que, obviamente, podem ser lavados, máquinas que podem ser lavadas, utilize água e sabão próprios para isso, não é uma lavagem de uma casa comum, é uma lavagem de um ambiente profissional, nesse caso, procure pelos melhores produtos para serem usados com facilidade na higienização da cozinha industrial.

Risco 4: Higienização da cozinha industrial - Desinfetar

Depois da lavagem ainda é necessário a densificação de todos os aparelhos e de tudo que existir na cozinha industrial. Perceba que é bastante diferente a lavagem. A lavagem você faz todo procedimento com água e sabão necessários, na desinficação você utiliza novamente produtos específicos para desinfetar máquinas da cozinha industrial e passe com um papel descartável em todos os aparelhos que possui.

É bom frisar que utilizando papel descartável, você consegue utilizar uma certa quantidade de papel específica para cada máquina, sendo assim, você não fica com um mesmo pano passando em todos os lugares da cozinha industrial, pois corre o risco do pano limpar a sujeira de uma máquina e passar para outra.

Tenha sempre em mente que TODOS, isso mesmo, TODOS os locais devem ser higienizados. O teto, as grelhas, as máquinas de sucção, tome muito cuidado com esses aparelhos, pois as vezes, você pode não acreditar que eles podem atrair bactérias e no fim, eles acabam por prejudicar a alimentação do cliente, surgindo imprevistos, e, você não quer que seu cliente encontre resquícios de sujeira no prato, não é mesmo?

É bom frisar sobre o uso de ventiladores também, talvez os mesmos estão apenas espalhando a sujeira, tenha sempre um pouco de cuidado no uso deles e não esqueça de cuidar da limpeza desse aparelho também. Todo e qualquer lugar da cozinha industrial deve ser analisada como possível foco de bactérias. Com essas dicas simples, você já vai conseguir obter uma boa higienização da cozinha industrial, faça isso corriqueiramente.

Categorias